domingo, 23 de junho de 2013

EU em 68

Falando um pouco mais da minha vida...quero contar:( a propósito de todas essas manifestações que vem acontecendo em todo o Pais) um episódio que aconteceu em 1968, no Festival de Pessaro na Itália, onde me encontrava junto com Mauricio Capovilla diretor do filme "BEBEL a Garota Propaganda", o qual representávamos.
Eu era muito jovem, não entendia nada de política, e muito menos o que cada partido representava, mas... o fato é que, estávamos dentro do cinema assistindo um filme Argentino(La Hora delos-ornos) que tinha seis horas de duração, quando deu três horas, nos liberaram para comer, qual não foi a nosso espanto ao ver que a Piazza dell Popolo e as ruas estavam completamente lotadas de gente protestando, fiquei sabendo que o movimento havia começado na França, e rapidamente se alastrou por toda a Europa, eu não estava entendendo nada, só sei que me levaram de volta para dentro do cinema de onde fui retirada por uma janela do banheiro feminino, no segundo andar, foi uma verdadeira aventura, sendo levada por ruelas escuras para não sermos pegos, porque embora eu fizesse parte da Delegação Brasileira o meu passaporte era Italiano, e se a policia me pegasse o Consulado Brasileiro não poderia me defender, fui mantida trancada no hotel até poder viajar para Roma, em segurança, e de lá para a Sardegna para encontrar a minha família.
Ficou a lembrança daqueles jovens, que como os nossos, saíram a rua lutando por um país melhor, com mais justiça social, sem corrupção,mais saúde, educação,cultura, segurança para ir e vir, direito a moradia digna,e principalmente com bandidos presos sem privilégios e sem salários astronômicos para vereadores deputados etc.
Servir a pátria e um privilegio e uma honra e não o caminho para o ELDORADO.

QUANDO AS PESSOAS VÃO ENTENDER QUE QUEM ESTA NO PODER SÃO ELAS.
 ( pense nisso)

Beijos

Rossana Ghessa

3 comentários:

  1. Olá Rossana,

    Parabéns pela bela mensagem!

    Beijos,

    Amelia dos Santos Rebello
    Distribuidora de Filmes

    ResponderExcluir
  2. Descobrir as histórias dessa grande atriz é um presente para mim e com certeza uma referência para essa nova geração de brasileiros.
    O Brasil também precisa aprender a valorizar artistas com o seu talento e sua trajetória que também contribuiu para a nossa cultura.
    Lino Corrêa(Jornalista e Ator)

    ResponderExcluir
  3. Rossana
    Linda postagem
    Também me lembro desta epoca, eu tinha 15 anos
    Recordo que a gente ia nos bailes tocava as musicas de Dom e Ravel.
    Eu venho campos suburbios e vilas
    Sonhando e cantando...
    E as frases de efeito
    Brasil Ame-o ou deixe-o
    Como eu era alienado
    Por isto gostei muito da sua postagem sobre educação.
    Somente por ai mudaremos tudo, inclusive o Brasil
    Parabéns
    Ademir Carosia

    ResponderExcluir